Blog da Kruger Tech

  • Alta disponibilidade de TI: Por que ela pode salvar minha empresa?

krugertech 13 de dezembro de 2022 0 Comments

A interrupção de sistemas é uma das maiores dores de cabeça que uma equipe de TI pode experimentar. 

Quando falamos acerca da disponibilidade de um ambiente de Tecnologia da Informação, estamos lidando, justamente, com a operacionalidade dos serviços de TI de uma empresa, consequentemente a sua operação e produtividade propriamente dita.

O termo Alta Disponibilidade traz consigo o significado de manter os serviços e infraestrutura de TI totalmente operacional e evitar períodos prolongados de indisponibilidade, ocasionados por incidentes ou desastres. É uma característica dos ambientes de TI modernos que pode garantir uma adequada disponibilidade, próxima a 100%, dos recursos computacionais ao longo do tempo, de forma confiável e segura. 

Como pensamos no contexto de uma organização, não podemos olhar para a tecnologia como algo complementar, mas sim, como um conjunto de recursos, ferramentas, dados, sistemas, aplicações que são vitais para a operacionalização da maioria das empresas atualmente, caso qualquer um desses falhe, o resultado poderá ser péssimo para seu negócio, trazendo como consequência prejuízos significativos, denegrindo também a sua imagem e reputação no mercado.

Entenda um pouco mais sobre este assunto no artigo e conheça a importância da solução para o seu negócio.

Antes de mais nada: o que é alta disponibilidade?

A alta disponibilidade, do inglês “H.A – high availability” nada mais é do que uma capacidade de oferecer uma continuidade de serviços dentro de um ambiente de TI, os quais são utilizados por uma empresa, ainda que haja ocasiões em que as falhas estejam presentes, seja devido a incidentes, como: interrupção de energia, falha em equipamentos, problemas com softwares, entre outros. Isso significa que, em momentos de alguma falha, o mecanismo irá conseguir reverter o quadro de indisponibilidade para garantir que todos os processos e recursos sejam restabelecidos ou até mesmo evitar com que parem.

Para que isso funcione corretamente e o sucesso seja obtido, são necessários realizar alguns passos e ajustes técnicos no ambiente de TI, implementar soluções especificas para prover alta disponibilidade, além de ferramentas de monitoramento de todo o ambiente e contar com uma equipe especializada. 

A alta disponibilidade conta com os seguintes pilares:

  • Tolerância em relação às falhas: é a capacidade de recursos e sistemas não sofrerem erros e interrupções mesmo em caso de falhas no ambiente de TI;
  • Garantia para os serviços prestados: todos os serviços e recursos de TI devem se manter disponíveis, especialmente aqueles que impactam diretamente na operação do negócio;
  • Segurança de dados: garantir a integridade dos dados armazenados na infraestrutura é fundamental, inclusive no caso de mau funcionamento dos equipamentos ou falhas nos processos.

O que estimula as empresas a implementarem a alta disponibilidade?

É importante lembrar que qualquer tipo de empresa atualmente depende ou dependerá da implementação de sistemas e ferramentas tecnológicas, por isso é tão importante adotar mecanismos para prevenir falhas e, também, garantir que todos os sistemas e dados se mantenham íntegros, disponíveis e confiáveis.

Alcançar a continuidade dos negócios é uma grande preocupação para as corporações modernas, tendo em vista que o impacto para uma organização com sua produtividade afetada por quaisquer incidentes tecnológicos, pode desencadear resultados desastrosos e chegar a arruinar o negócio.

Benefícios da solução

Soluções de alta disponibilidade se mostram excelentes soluções para os negócios que dependem de sistemas, aplicações, tratamento de dados, sendo a melhor aliada para que negócios não sejam perdidos, muito menos que as operações sejam afetadas durante incidentes.

O principal objetivo é reduzir pontos únicos de falha na infraestrutura de TI, o que levaria à interrupção de suas operações ou serviços em casos de incidentes. Estratégicas de  redundância aliadas com métodos de monitoramento para detectar falhas e tomar ações corretivas, ajudam a manter seus sistemas funcionando com máxima eficiência e disponibilidade.

Os principais benefícios dessa solução são:

  • Em caso de incidentes, não ocorrem interrupções nos recursos de TI ou as indisponibilidades têm durações reduzidas, sendo mínimas, poucos minutos;
  • Redundância no armazenamento de dados: capaz de reduzir drasticamente a perda de informações relevantes, mantendo os dados em mais de um ponto de armazenamento;
  • Escalabilidade: sistemas e aplicações implantados em vários servidores para distribuir a carga de processamento e evitar qualquer tipo de interrupções por sobrecarga;
  • Preservação da produtividade: pois dificilmente a empresa precisará interromper suas atividades devido a incidentes com sua infraestrutura de TI;

Quando você implementa uma estratégia de alta disponibilidade em sua organização, mitiga o risco de interrupções de serviço críticos para a continuidade de seus negócios, além de prevenir prejuízos e danos à sua reputação.

Leave Comment

Precisa de ajuda?