Blog da Kruger Tech

  • Benefícios da computação em nuvem para empresas

krugertech 1 de setembro de 2022 0 Comments

A computação em nuvem vem se mostrando uma solução surpreendente e extremamente atrativa para as empresas. Atualmente, a sua popularidade no Brasil vem crescendo tanto quanto já é a anos no mundo inteiro, a utilização dessa tecnologia traz uma enorme vantagem e competitividade para as organizações.

São diversas as modalidades apresentadas pelo cloud computing (computação em nuvem) e, em todas elas, há a apresentação de uma facilidade para a vida dos gestores da área de TI e também dos usuários. Por isso, essa tecnologia acabou saindo apenas da expectativa para se tornar uma realidade com enorme potencial.

O que é a computação em nuvem?

A computação em nuvem é, basicamente, o uso da infraestrutura de uma empresa especializada, denominada provedores de nuvem – data centers, para o armazenamento e processamento de dados. Ela nada mais é do que uma entrega completa de vários recursos da área de TI feita pela internet.

No lugar de comprar e manter vários equipamentos (hardwares) e ferramentas (softwares) para ter seu próprio data center / CPD, as empresas vem apostando nessa tecnologia, na qual seus dados e sistemas podem ser armazenados e acessados em qualquer lugar do mundo.

Todos os tipos de organização podem utilizar essa tecnologia, inclusive a sua empresa, independente de seu porte e setor. Na maior parte dos casos, ela é utilizada para armazenamento de dados, hospedagem de sistemas e aplicações, backup de dados locais, recuperação de desastres e, também, criar desktops virtuais para facilitar o acesso dos colaboradores que trabalham em regime home office em qualquer lugar do mundo.

Agilidade em mudanças tecnológicas

Se uma empresa possui servidores em seu próprio data center, gerenciado por uma equipe de TI local, e decide fazer uma atualização geográfica ou técnica nos servidores, torna-se um serviço extremamente complexo, demorado, que está sujeito a contratempos e com um custo muito elevado.

É muito prático atualizar um servidor baseado em computação em nuvem. Todas as configurações do sistema podem ser realizadas pelos técnicos de forma rápida e remota, e novos cenários são instalados e executados rapidamente. Isso ajuda a manter a produtividade e as operações funcionando adequadamente.

Você pode gostar de: Terceirização de TI: tudo que você precisa saber!

Além disso, eles não precisam se preocupar com atualizações técnicas do hardware, pois o provedor de serviços é responsável por fornecer o melhor ambiente para atender às necessidades de cada um dos clientes. Sendo assim, a aplicação dessa tecnologia é benéfica para qualquer tipo de negócio.

Escalabilidade de recursos e serviços

À medida que uma empresa cresce, não é incomum que os servidores e infraestrutura de TI de uma empresa atinjam sua capacidade máxima. Sempre que isso ocorrer, o departamento de TI precisa mostrar à diretoria de que novos custos de hardware são necessários e que novas instalações devem ser efetuadas para evitar  problemas aos usuários e incidentes de qualquer natureza, como indisponibilidade dos recursos, perda de dados, entre outros.

Sem dúvida alguma, uma das maiores vantagens do cloud computing é a sua escalabilidade, onde os upgrades poderão acontecer de uma maneira muito ágil, fácil e até mesma automatizada, para evitar qualquer tipo de indisponibilidade dos recursos e sistemas.

Infraestrutura com menor custo

Conseguir manter e gerenciar seus próprios data centers e profissionais especializados na área para manter a infraestrutura de TI local pode ser um custo muito alto e até mesmo inviável para uma organização. Embora seja muito importante, esses gastos poderiam ter sido voltados para a atividade principal que a empresa realiza.

Com a aplicação da computação em nuvem na rotina corporativa, o cuidado com a infraestrutura pode ser repassado aos prestadores de serviços, e vários funcionários podem ser designados para outras demandas em busca de inovação e visão de futuro.

Além disso, o cloud computing torna possível que os contratados configurem seus servidores de acordo com suas necessidades e paguem unicamente pelos recursos que forem utilizados, evitando assim gastos desnecessários.

Alta disponibilidade

Ao usar soluções de computação em nuvem, a probabilidade de os serviços de TI ficarem indisponíveis devido a falhas de infraestrutura é muito baixa. Várias estratégias de redundâncias são utilizadas, além da aplicação das melhores práticas, para evitar tais incidentes. Exemplos de estratégias: infraestruturas elétricas e de rede redundantes, distribuição geográfica de servidores, redundância de links de internet, backups realizados em locais geograficamente diferentes, entre outros, tudo isso para minimizar a possibilidade de indisponibilidade de tais recursos.

Além disso, todas as demandas dos grandes data centers utilizam as melhores tecnologias disponíveis no mercado, otimizando o consumo de recursos e minimizando todo e qualquer impacto.

Leave Comment

Precisa de ajuda?