Blog da Kruger Tech

  • Hackers e Crackers: o que são e o que fazem?

krugertech 7 de fevereiro de 2023 0 Comments

É muito comum notar que as pessoas que utilizam a internet são extremamente curiosas quando o assunto está voltado para a área de tecnologia. Por isso, aprender um pouco mais sobre os hackers e os crackers poderá fazer alguma diferença, tendo em vista a sua frequente atuação na rede de computadores.

Ambos os títulos que foram mencionados acima apresentam uma certa importância dentro do universo tecnológico, mas suas nomenclaturas acabam confundindo os usuários. Para entender um pouco mais sobre a diferença e o que cada um deles faz, leia este artigo até o final e garanta um esclarecimento.

Afinal, o que os hackers fazem?

É muito comum que os hackers sejam temidos dentro da internet, mas esse tipo de “medo” pode ser considerado injusto dentro da comunidade. De uma maneira geral, pessoas que recebem essa nomenclatura utilizam os seus conhecimentos, bem como suas habilidades para descobrir vulnerabilidades em diversos tipos de sistemas e rede de computadores, não utilizando das mesmas para obter alguma vantagem ilícita, esses são os “hackers éticos”.

As ações realizadas pelos Hackers éticos não são prejudiciais e inclusive, são frequentemente contratados por empresas para testar as vulnerabilidades e falhas de segurança de TI das corporações. Dentre os profissionais que prestam serviços para organizações, eles podem ser considerados especialistas na área de Segurança da Informação.

Origem do nome

O termo “hacker” tem origem na língua inglesa, mais especificamente da palavra “hack”, que tem por significado o corte de alguma coisa de maneira grosseira ou irregular. Na década de 1960, esse termo passou a ser usado por programadores para indicar truques engenhosos de programação. 

Geralmente é utilizado para especialistas da área de computação que usam seu amplo conhecimento para encontrar vulnerabilidades e as explorar ou não, assim como mencionado anteriormente.

Onde os hackers podem atuar?

Atualmente, o mercado para esse tipo de profissional é muito amplo, tendo em vista que as empresas precisam de especialistas na área de segurança da informação que sejam responsáveis pela proteção de suas redes de computadores e sistemas, além da garantia da integridade dos dados. 

É muito comum observar esse tipo de profissional atuando em perícia forense, pesquisas na área de vulnerabilidades, desenvolvimento de softwares complexos, testes de invasão, gestão de riscos e de projetos. Além disso, o salário oferecido para eles é bastante atrativo graças ao nível de complexidade.

E os crackers?

Diferente do que foi mostrado anteriormente, os crackers acabam utilizando seus conhecimentos na área de informática para praticar crimes na internet. Em sua maioria, acabam utilizando o aprendizado em TI de modo desonesto, tirando alguma vantagem financeira de suas vítimas graças ao roubo de informações.

De uma maneira geral, podem ser considerados criminosos cibernéticos com especialização na área de tecnologia.

Origem do termo “cracker”

Diante de uma generalização em massa do termo “hacker”, que em determinado momento começou a ser utilizado de maneira pejorativa, a própria comunidade criou o termo “cracker”, que significa “quebrar” ou “danificar”. Isso aconteceu para diferenciar as ações lícitas das ilícitas por parte dos especialistas em tecnologia da informação.

Quais as principais diferenças entre eles?

De uma maneira geral, é possível diferenciar os crackers e os hackers pelas suas ações. Ambos possuem aptidões para a utilização de computadores e suas ferramentas. No entanto, utilizam esse tipo de facilidade com a tecnologia de maneiras diferentes, seja para extorquir usuários ou para solucionar problemas.

Os hackers são responsáveis por criar uma série de alternativas para solucionar problemas de segurança da informação, também desenvolvem ferramentas e programas que não possuem a intenção de provocar danos. Em geral, atuam de uma maneira ética, buscando encontrar vulnerabilidades e prevenir que Crackers as utilizem para fins ilícitos. No entanto, os crackers fazem o completo oposto, utilizando o know how conquistado para realizar cracking, quebrando certos sistemas de segurança para obter vantagens através das vulnerabilidades encontradas.

Proteção de dados, sistemas e redes de computadores 

Considerando a existência de tantas ameaças na internet, é importante que as empresas estejam atentas e saibam como preservar os seus dados para não perder reputação no mercado e, consequentemente, arcar com prejuízos gigantescos. Sendo assim, é mais do que necessário investir em profissionais capazes de mitigar um ataque antes que ele gere prejuízos irreversíveis.

Termos comuns utilizados no universo hacker

Agora que já foi possível diferenciar ambos os termos, é interessante entrar na cultura dessas pessoas que trabalham diretamente com a tecnologia. Por isso, conheça, abaixo, algumas das expressões mais utilizadas no mundo hacker e o que elas significam para esses profissionais.

White Hat

Em tradução livre, quer dizer “Chapéu Branco”. Esses usuários facilmente encontrados na internet podem ser considerados confiáveis. Esse título é ofertado para aquelas pessoas que trabalham de forma íntegra e ética, levando adiante a necessidade de manter as informações de uma empresa seguras.

Na maior parte dos casos, costumam ocupar cargos voltados para a área de segurança da informação, são os Ethical Hackers (hackers éticos).

Gray Hat

Em tradução livre, significa “Chapéu Cinza”. Esse título está voltado para os hackers com um objetivo muito semelhante aos “Chapéus Brancos”, mas que acabam não se mostrando tão confiáveis assim, pois em alguns casos, podem apresentar atitudes questionáveis ou desvios de conduta que não deveriam existir.

Black Hat

Em tradução livre, significa “Chapéu Preto”, esses são os Crackers. Esse tipo de denominação está voltado para os criminosos da internet, que praticam ações que violam a constituição, a legislação e agem de forma maliciosa e antiética. Geralmente invadem sites, roubam dados de grandes sistemas, aplicam golpes em usuários e usam informações confidenciais para realizar chantagens e obter dinheiro.

Diante de hackers e crackers na internet, o mais importante é garantir a segurança dos seus dispositivos. Por isso, conte com a Kruger Tecnologia para obter o melhor suporte em TI.

Leave Comment

Precisa de ajuda?