Blog da Kruger Tech

  • Backup corporativo: por que sua empresa precisa desta solução

krugertech 27 de agosto de 2022 0 Comments

Image by rawpixel.com on Freepik

O backup para empresas é uma verdadeira necessidade, visto que a maior parte das negociações, documentos e comunicação são feitos por meio da tecnologia. Além disso, ainda há a necessidade de estabelecer um ponto de segurança para que as organizações trabalhem sem perder dados essenciais.

Com uma solução de backup adequada, é possível evitar dores de cabeça e prejuízos com perda de dados, devido a contratempos decorridos por falhas em servidores ou equipamentos que armazenem dados, falhas humanas, e, também não menos importante, ataques de ransomware (sequestro de dados), que têm se mostrado cada vez mais comuns para empresas de médio e grande porte. Confira, neste artigo, um pouco mais sobre o assunto.

O que é um backup corporativo?

Um backup corporativo nada mais é do que uma ferramenta profissional capaz de organizar e gerenciar os dados de uma corporação, a qual possui recursos e funcionalidades específicas para  tornar o armazenamento das cópias de segurança seguros o suficiente para um ambiente empresarial. É por meio dele que dados essenciais podem ser recuperados mesmo diante da falha de um equipamento ou qualquer outro incidente.

Ao realizar uma gestão eficiente desses backups utilizando tais ferramentas, é possível fazer com que o processo se torne automatizado, com garantia de uma execução de qualidade e bem monitorada, sem a necessidade da manipulação humana, o que reduz de maneira bem expressiva, falhas no processo.

A importância do backup para empresas

Antes mesmo de contratar qualquer serviço de backup, é válido dizer que existem diversos riscos presentes no uso das tecnologias, criando a necessidade de proteger todo e qualquer arquivo de uma empresa. Seja por uma falha humana ou por uma falha da máquina, o ideal é não arriscar.

Sendo assim, contratar esse serviço é indispensável para garantir a proteção de dados de sua empresa, pois, caso ocorra algum incidente, todos os dados salvos através dessa  ferramenta poderão ser recuperados com facilidade, impedindo que grandes prejuízos sejam apresentados à organização.

Você pode gostar de: Terceirização de TI: tudo que você precisa saber!

Abaixo listamos alguns problemas que podemos evitar quando se tem uma solução de backup ativa:

  • Perda de dados importantes
  • Indisponibilidade de sistemas dependentes destes dados
  • Atraso nas entregas dependentes destes dados
  • Prejuízo financeiro
  • Prejuízo quanto a imagem da empresa

Tipos de backup

Existem diversos tipos de realização de um backup, quanto a forma de armazenamento. Dentre eles, estão:

  1. Backup local (armazenado nas dependências da empresa);
  2. Backup espelhado remoto (espelhado para outro local fora da empresa);
  3. Backup em nuvem (armazenado em um provedor de soluções de backup na internet);
  4. Backup híbrido (mistura de backup local com nuvem ou remoto);
  5. Backup em dispositivos portáteis (armazenado em HD Externo, fitas, entre outros);

A sua aplicação deve considerar a necessidade da empresa, bem como as orientações oferecidas pelos profissionais de TI para não haver erro na escolha das soluções e método principal de armazenamento. 

Backup local ou na nuvem?

Ao realizar um backup, é necessário avaliar o destino de armazenamento, sendo os mais comuns o local e na nuvem. O local traz uma maior facilidade de acesso, velocidade e, também, um controle simplificado da segurança dos dados, o que pode ser ideal para quem está iniciando.

Já o backup na nuvem traz uma complexidade maior, porém, conta com acessibilidade em qualquer lugar do mundo, maior quantidade de soluções e recursos de segurança, uma escalabilidade simples para empresas em ascensão. É uma solução que está livre de incidentes físicos que afetem a estrutura de sua empresa, como desastres naturais, incêndios, assaltos e roubos, entre outros.

Para escolher entre eles, é necessário avaliar as necessidades de cada organização e como ela irá preferir armazenar seus arquivos.

Backup híbrido: o que é?

O backup híbrido nada mais é do que uma solução onde os dados ficam armazenados tanto localmente dentro de sua empresa, quanto em uma nuvem, dessa maneira garantindo ainda mais proteção para os arquivos.

Ao fazer o armazenamento de cópias em ambos os locais, a segurança é maximizada, oferecendo uma possibilidade de ampliar a disponibilidade dos dados e resgatar informações em momentos onde algum incidente ocorre. O backup híbrido também permite uma aceleração na recuperação de dados.

Conheça aqui as cidades que atendemos

Florianópolis | Joinville | Blumenau | Balneário Camboriú | Criciúma | São José

É seguro fazer backup na nuvem?

Atualmente, o serviço de armazenamento em nuvem tem se tornado cada vez mais popular até nos pequenos negócios. Graças a essas soluções, é possível manter os dados em segurança em locais especializados (data centers), que contam estratégias de prevenção contra falhas e altos níveis redundâncias, além de cumprirem as mais rigorosas normas de segurança da informação, com finalidade de manter uma altíssima disponibilidade dos recursos e ferramentas. 

Dessa forma, é possível afirmar com certeza que o backup em nuvem é, sim, seguro, desde que seja efetuado e orientado por uma empresa especialista no assunto. Por meio dele, os dados podem ser recuperados a qualquer momento, com isso os prejuízos à empresa diante de uma situação de desastre poderão ser reduzidos e o trabalho feito de maneira organizada por profissionais experientes evita o risco de contratempos. 

Benefícios do backup corporativo com a Kruger Tecnologia Às organizações que estão buscando por um backup de qualidade, a Kruger Tecnologia é a melhor opção. Ela oferece softwares de backup profissionais, profissionais especializados e experientes na área, suporte técnico completo, garantia na recuperação de desastres e, também, uma infraestrutura de backup inteiramente segura.

Leave Comment

Precisa de ajuda?