Blog da Kruger Tech

  • Segurança da informação: você sabe o que é?

krugertech 26 de outubro de 2022 0 Comments

A internet é composta por uma grande rede de computadores, onde trafegam uma grande quantidade de informações, contendo dados pessoais, dados sigilosos, informações sensíveis à diversas organizações etc. Tudo isso, tem grande valor, o que chama a atenção de agentes maliciosos, que dedicam tempo a obter acesso desautorizado a essas informações, por esse motivo, a preocupação com a segurança da informação deve ser um ponto focal em qualquer organização. 

A tecnologia, especialmente a internet, entrega um ambiente muito democrático, capaz de publicar e permitir o consumo dos mais variados conteúdos. Para saber exatamente como filtrar informações e garantir que os dados se mantenham sempre em segurança, saiba como se prevenir.

O que é segurança da informação?

Segurança da informação nada mais é do que um conceito que define a proteção de um dispositivo ou de toda uma infraestrutura, são boas práticas que visam mitigar e proteger de eventuais incidentes que podem gerar interrupções nas operações de uma organização, como: Ataques por ransowares, tentativas de intrusão, sequestro de dados e até desastres físicos. 

Para as empresas de pequeno, médio ou grande porte, soluções de segurança da informação são extremamente necessários, especialmente para quem trabalha com dados de clientes, como instituições financeiras. Dessa forma, acaba se fazendo necessário contratar um serviço capaz de blindar os dados relevantes de possíveis ataques cibernéticos.

Ainda que muitas pessoas acabam não percebendo, um e-mail pode ser mais perigoso do que parece. Basta enviar para o endereço errado para que as informações ali contidas caiam nas mãos de uma pessoa com más intenções. Sendo assim, o ideal é prestar atenção e contratar um serviço capaz de blindar esses dados.

Por essas razões, a preocupação com segurança da informação deve ser encarada como investimento e não como gasto, pois um incidente apenas pode prejudicar e colocar em risco todos os anos de trabalho para construir um negócio. 

Leia também: Backup Corporativo: você sabe o que é?

Como manter meus dados seguros?

Para que a segurança da informação tenha maior efetividade, é necessário que os usuários também colaborem. Algumas medidas de prevenção devem ser adotadas como, por exemplo, o fortalecimento de senhas e a não divulgação de informações pessoais, como o número presente no cartão de crédito.

Além disso, manter os sistemas sempre atualizados, permitir a verificação em duas etapas, desativar as permissões de acessos de aplicativos e realizar downloads apenas em plataformas oficiais são apenas alguns dos passos que melhorarão a relação do usuário com a internet.

Quais são os 3 pilares da segurança da informação?

O foco central da segurança da informação é manter a proteção e integridade de toda uma infraestrutura ou de um dispositivo. Existem 3 pilares que fundamentam todas as medidas de segurança, conhecidos como CIA (Confidentiality, Integrity and Availability).

Confira, abaixo, como eles são aplicados.

Confidencialidade

A confidencialidade de informações tem como principal objetivo permitir que as informações não sejam divulgadas para qualquer agente, entidade ou algum processo que não possua autorização prévia. Sendo assim, dados eletrônicos como números do cartão e senhas deverão se manter em segredo para garantir uma maior segurança.

A confidencialidade tem como objetivo garantir que a informação seja acessada apenas por quem deveria ser, evitando que terceiros indesejados tenham acesso a essas informações.

Integridade

Manter a integridade das informações é buscar que, na comunicação entre dois usuários, a informação chegue ao destinatário da forma com que foi emitida pelo emitente, sem que sofra alterações indesejadas, mantendo-se integras, precisas. 

Na atualidade, os sistemas de segurança disponíveis entregam várias opções de integridade de mensagens, além de priorizar a confidencialidade dos dados com a utilização de criptografia, por exemplo.

Disponibilidade

Por fim, as informações devem ter disponibilidade, ou seja, todas as informações precisam estar disponíveis sempre que necessário. Nesse sentido, deve ser adotada práticas para garantir que essas informações estejam disponíveis para quem precise acessá-las. 

Atualmente, os sistemas de alta disponibilidade possuem um maior foco em manter os arquivos sempre disponíveis, impedindo que haja qualquer interrupção em sua transmissão, seja por intermédio de quedas de energia ou atualizações realizadas dentro do sistema.

Você pode gostar de: Terceirização de TI: tudo que você precisa saber!

Normas (ISO)

As normas ISO são todas aquelas que se referem ao estabelecimento de diretrizes capazes de auxiliar empresas para que adotem padrões internacionais de segurança nas mais diversas áreas voltadas para a gestão. A norma direcionada para a segurança dentro da internet é a 27001, que traz todos os requisitos para uma boa gestão.

Essa mesma norma estabelece padrões para a definição de políticas de uso de dados, além de planejamentos, responsabilidades, práticas e processos que visam proteger as informações. Com a ISO 27001, a segurança da informação consegue agir de forma eficiente para proteger tudo o que está na internet.

Leave Comment

Precisa de ajuda?