Blog da Kruger Tech

  • Ransomware: o que é e como se proteger?

krugertech 1 de novembro de 2022 0 Comments

Um dos assuntos mais comentados nos anos de 2021 e 2022 foi o de cibersegurança. Graças aos constantes ataques hackers que aconteceram em diversas regiões do país, a discussão sobre proteger dados e garantir uma maior proteção para as contas começou a ser levantada, alertando os usuários da internet.

No entanto, uma ameaça parece ser muito maior do que as outras: o ransomware. Conhecido por sequestrar dados e criar ameaças para empresas de pequeno, médio ou grande porte, e em alguns casos até para usuários, é necessário saber como evitar que esse tipo de vírus se torne uma verdadeira dor de cabeça.

O que é um Ransomware?

O ransomware é uma ameaça para os usuários e seus dispositivos, mas por que esse tipo de malware pode ser tão mais complexo que os demais? O termo “ranson” (resgate) descreve o que esse vírus é capaz de fazer. Ransomware é um tipo de software que bloqueia seu computador e exige um resgate para desbloqueá-lo.

Na maior parte das vezes, as infecções por ransomware ocorrem da seguinte forma: O primeiro malware obtém acesso ao dispositivo. Dependendo do tipo de vírus com o qual estamos lidando, todo o sistema operacional ou arquivos individuais passam por um processo extremo de criptografia.

A vítima em questão é então solicitada a pagar o resgate. Então, para que os riscos de ataque sejam minimizados drasticamente, é necessário possuir um software com grande qualidade e que seja capaz de blindar todos os arquivos presentes em sua máquina. Esse software malicioso pode ser responsável por eliminar diversas informações de alta relevância.

Como garantir a proteção do aparelho?

O backup corporativo é uma das formas mais eficazes de conseguir proteger os dados de uma empresa. No entanto, essa não é a única maneira. Confira, abaixo, quais são as estratégias mais eficazes para ficar longe de um ataque ransomware.

Backup regular

Realizar um backup de informações com frequência pode ser uma excelente opção para quem deseja ficar longe de possíveis ataques de ransomware. Por meio dessa prevenção e proteção das informações, as chances de ser ameaçado diminuem drasticamente, diminuindo a potencialidade do ataque. 

Atualização frequente dos softwares

Mantenha seus sistemas, software e firewalls atualizados com frequência. Uma forma de ataque de ransomware é explorar falhas de segurança em software desatualizado. Isso facilita, e muito, o trabalho desses criminosos virtuais que estão procurando por informações valiosas na internet.

Manter o software atualizado também poder ser traduzido como a aplicação dos patches de segurança lançados pelos respectivos desenvolvedores para tornar o software mais seguro contra ameaças conhecidas. Sendo assim, sempre que houver uma notificação de atualização, dê atenção a ela.

Equipe treinada

Instrua sua equipe de trabalho a não responder a e-mails ou mensagens de texto desconhecidos ou fora do comum e a nunca divulgar informações pessoais. Isso já será um grande passo para evitar que dados de alta relevância sejam perdidos ou sequestrados, trazendo um fortalecimento para a cybersegurança.

Os phishers, também conhecidos como “trapaceiros”, geralmente tentam convencer os funcionários a instalar malware ou obter informações privilegiadas, alegando que são do departamento de TI. Além disso, vale a pena configurar o software antivírus e treinar os funcionários para reconhecer e-mails de phishing antes de serem abertos.

Política bem definida de acessos

Crie restrições de acesso, credenciais, relatórios, sistemas de rastreamento, restrições e outras práticas de segurança. As regras devem se aplicar a todos os funcionários e estender a mesma política aos funcionários que usam dispositivos pessoais, como telefones celulares, que contêm documentos da empresa.

Todos os dispositivos conectados à rede podem se tornar vulneráveis ​​ou infectados, portanto, devem restringir e restringir o acesso para ajudar a manter a segurança.

Como saber se você é um alvo em potencial

Um dos principais alvos dos ataques hacker com esse tipo de vírus é o governo. Depois dele, é válido falar sobre as empresas de grande porte, que faturam milhões por mês. No entanto, é possível ser vítima de um ataque a qualquer momento, principalmente se os dados estiverem desprotegidos. Por isso, comece a pensar em focar na cibersegurança do seu negócio.

Softwares anti-ransomware

Existem 3 programas que podem ser muito eficazes para quem deseja se proteger de um ataque de ransomware:

  • Kaspersky;
  • Avast;
  • Bitdefender.

Todos eles podem ser instalados em computadores para gerar uma maior proteção. No entanto, não deixe de procurar uma consultoria em TI para se prevenir de qualquer ataque e dar ênfase à cibersegurança da sua empresa.

Leave Comment

Precisa de ajuda?